Imã de Alnico

Basicamente os ímãs de Alnico são compostos de Alumínio, Níquel, Cobalto e Ferro. As diferentes combinações destes elementos e a adição de outros elementos fornecem as diferentes características magnéticas e físicas dos vários graus dos imãs de Alnico.

Os ímãs de Alnico são fabricados por processos de fundição ou sinterização (metalurgia do pó).

A fundição é utilizada para ímãs maiores e de formatos mais simples e a sinterização é usada para ímãs pequenos e permite a obtenção de formatos mais complexos, com maior precisão dimensional.

 

Os ímãs de Alnico foram um dos primeiros materiais magnéticos a serem desenvolvidos e terem utilização comercial ampla e ainda hoje, a estabilidade de suas propriedades magnéticas em condições diversas de temperatura faz com que sejam utilizados em instrumentos e dispositivos que exigem alta estabilidade térmica.

Suas principais aplicações são alto-falantes, motores elétricos e geradores de pequeno porte, válvulas magnétron,captadores de guitarra elétrica etc. Foram também muito usados em instrumentos de medidas, como velocímetros, tacógrafos, medidores de energia elétrica, etc.

©Copyright-2011 - A Casa do Ímã
Rua Itapetininga, 211- Cidade Jardim - Campinas - SP / Fone: (19) 3228.2667 Fax: (19) 3267.4777

Webmaster: JRD3 Art Comunicação